Rodrigo de Carya – Sextrash – Lustful – Loucyfer

Rodrigo de Carya por Karai

O Rodriguera dos naipi é um kara direto. Sem papas na língua, sem filtros, ele vai sempre mandar a realidade que se passa na cabeça dele, sobre qualquer assunto. Ele fala em tom de zoação e dá o recado dele. Lidar, trabalhar, conversar sério ou bater um papo informal é sempre melhor com pessoas assim. É papo reto e, se você não aguenta, não cutuca o sujeito! É um companheiro das antigas e que continua em um ritmo inacreditável. Underground é sua casa e ele conhece cada canto, cada buteco, cada quebrada que vale a pena. É com honra que recebemos as palavras desse lutador velho de guerra, sempre nervoso, seja nas baquetas ou nos vocais.

por Eduardo Gordo Davis

QUAL A MAIOR DIFICULDADE QUE AS BANDAS ENFRENTAM ATUALMENTE?

 

Vejo diferença na presença de público em shows, muito oba oba virtual e nada real, inviabilizando alguns shows que teoricamente teriam tudo para dar certo! Mas dificuldade em fazer a música não, pelo contrário!

 

A TECNOLOGIA FAZ DIFERENÇA NO SOM DA BANDA?

 

Claro! Sempre fez! Mas o visceral sempre foi visível e notável! É claro quando um músico é real ou quando recursos transformam o trabalho em algo “enlatado” e sem originalidade.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS LETRAS NA SUA OPINIÃO? O PÚBLICO SE INTERESSA PELAS LETRAS?

 

Acredito que a importância das letras termina quando ilustra o teatro que a melodia (ou falta dela) quer passar! Letristas, e eu me encaixo, são falsos por natureza. Você pode, e a liberdade literária propicia, se tornar um assassino serial ou um salvador do país com soluções totalmente coerentes. São vários os exemplos de pessoas que se identificam muito com o que o vocalista X ou Y canta. Fato que possa ser algum sentimento coerente e também apenas uma alusão a um clima alegre ou tenso que a melodia leva. Sempre haverá coerência quando o musico é realmente compromissado, o que obrigatoriamente não transparece a personalidade do autor.

 

QUAL A MAIOR SATISFAÇÃO QUE VOCÊ TEVE COM MÚSICA ATÉ HOJE? FOI EMBAIXO DO PALCO OU EM CIMA DO PALCO – OU NO BACKSTAGE?

 

Sem nenhuma sombra de dúvidas fora do palco. No público. Nada supera ouvir que seu show foi bacana, que seu trabalho é respeitável ou que você influenciou alguém. Responsabilidade importante e gratificante que ao menos para uma pessoa mostra que a luta não é e nunca será em vão.

 

A BUSCA POR UM SOM DIFERENTE É UMA CONSTANTE?

 

Não vejo necessidade em ser diferente. Ser autêntico sempre soará diferente e mais que suficiente!

 

QUAL A MELHOR MANEIRA DE ENTENDER O QUE ACONTECE NO MUNDO UNDERGROUND?

 

Vivendo, produzindo, tocando, frequentando e interagindo.

 

 

QUAL O SEU ENVOLVIMENTO COM A CENA ATUALMENTE?

 

Sempre o mesmo, respeito e devoção! Mesmo adorando minhas raízes no Heavy Metal tradicional não sei o que é compor fora Death Metal e mantenho minha raiz radical. Musica pesada não é lugar para religiosos, conservadores e fanáticos políticos. Me lembro bem quando na política meia dúzia de religiosos entraram, ouvi: Ahh deixa… Não representam nada. Hoje querem censurar, impor, comandar! A música é muito maior que qualquer ideologia de segregação.

 

QUAIS ESTILOS E BANDAS MERECEM A SUA ATENÇÃO HOJE EM DIA?

 

Sou um eterno devoto da música extrema, admiro Expurgo, Mata Borrão, Krisiun, Malefactor, Guerreiros Headbangers, Gestos Grosseiros, Scalped, Lacerated And Carbonized, Cracked Skull, Deadliness, Chaos Synopsis, Justabelli, Imperador Belial, Spiritual Hate e tantas outras bandas que realmente merecem respeito.

 

EM 10 ANOS, AINDA ESTAREMOS AQUI?

 

Eu, não sei. Espero que o que construí esteja.

 

O QUE PODE MUDAR PARA MELHOR NOS EVENTOS QUE OS PRODUTORES NACIONAIS OFERECEM PARA AS NOSSAS BANDAS?

 

É uma situação complicada, já produzi eventos e sei das dificuldades, mas sempre é possível uma condição boa para ao menos uma apresentação satisfatória de quem é contratado. Aparelhagem boa já não é mais de outro planeta igual antigamente. Existem eventos onde realmente não há lucro, mas que pelo menos se jogue aberto com as bandas e que essas, pelo menos não gastem nada. Infelizmente a maioria não pensa assim. O bom senso deve prevalecer. Não há como cobrar um cachê cheio em uma produção modesta, onde a paixão pelo underground fala mais alto, mas também não tem como aceitar que uma banda gaste com transporte, cerveja e até água como acontece muito.

 

O ROCK AINDA TEM O PODER DE TRANSFORMAR MENTALIDADES E EFETIVAR MUDANÇAS SOCIAIS E POLÍTICAS DURADOURAS?

 

A música, undergound no caso, é um veículo de revolta e indignação, sempre foi desde seu nascimento. Transformar isso em veículo de doutrinação religiosa ou política é jogar no lixo toda uma geração livre que enfrentou sem medo a repressão e o preconceito, e eram brutais. Tanto socialmente quanto no ambiente familiar.

LIVROS SÃO FONTES DE INSPIRAÇÃO PARA MÚSICAS?

 

Sempre! E não! Gosto de balancear situações literárias e cenas doentias, fantasiosas ou cotidianas que posso desenvolver em algum tema.

 

 

QUAIS LIVROS FIZERAM A SUA CABEÇA?

 

Acho fácil citar autores malditos ou desconhecidos da grande maioria. São muitos e sensacionais, mas prefiro citar alguns mais conhecidos que admiro muito pela coragem em escrever sem preocupação em serem famosos ou não. Admiro muito Carl Sagan, Poe, Lovecraft, Stephen King, Neil Gaiman e Clive Barker. Sou também um amante de biografias. É extremamente curioso ler a opinião e história de vida de pessoas que em algum momento pensam ou pensaram iguais a você, principalmente na música.

 

O QUE FALTA NO METAL NACIONAL?

 

União! Respeito! Carisma e originalidade!

 

BANDA FAVORITA DE TODOS OS TEMPOS E ESTILOS?

KISS! Mas impossível não citar POSSESSED, BLACK SABBATH, LED ZEPPELIN, SLAYER, THE EXPLOITED, VENOM, VOIVOD, DESTRUCTION e DEATH!

 

QUAL CD VOCÊ DARIA DE PRESENTE PARA O SEU PIOR INIMIGO?

 

Com certeza algum do Lustful, Loucyfer e Sextrash.

 

CERVEJA, ÁGUA, TEQUILA, WHISKY, SUCO, CACHAÇA, REFRI?

 

Cerveja, tira-gosto e água sempre.

 

QUEM É VOCÊ FORA DA CENA?

 

Uma pessoa como qualquer outra, com problemas e responsabilidades que os tempos modernos e a situação caótica do país esfregam e nossa cara o tempo todo.

 

E O KARAI?

 

Não há muito o que falar de pessoas que convivo há praticamente três décadas, que me permito e sei que é recíproco chamar de irmãos. Bom, o Karai é do Karai!!!!

 

DESCE A LENHA NO QUE QUISER. SEU ESPAÇO PARA DIGNA INDIGNAÇÃO, PROTESTO E O QUE MAIS PRECISAR FALAR!

 

Liberdade SEMPRE! CENSURA NUNCA MAIS! Honestidade e Verdade! Extermínio da raça política que acaba com uma nação tão próspera e sustentável com o Brasil! Não existem inocentes, são absolutamente TODOS partidários da mesma engrenagem corrompida e podre! Músicos politizados e críticos sempre! METAL partidário jamais! Já estragaram quase tudo nesse país!

A PÉROLA QUE VEIO JUNTO COM O PEDIDOS DE FOTOS PARA ILUSTRAR ESTA ENTREVISTA:

Se for para assombrar mais de um cômodo avisem que mando mais fotos.

 

Voltar para ver mais entrevistas em

Share This

Espalhe isso pra nós!

Viralize para seus amigos que vão gostar ou detestar isso! :-p